Vice-prefeito de Lauro de Freitas é alvo de investigação por esquema milionário de corrupção

Vice-prefeito de Lauro de Freitas é alvo de investigação por esquema milionário de corrupção

A Operação Overclean, deflagrada nesta terça-feira (10) pela Polícia Federal (PF), investiga um esquema de corrupção e fraudes licitatórias que envolvem recursos públicos na Bahia. Um dos principais alvos é Vidigal Galvão Cafezeiro, vice-prefeito de Lauro de Freitas e ex-secretário de Saúde, Infraestrutura e coordenador de Combate à Covid-19 do município.

De acordo o portal BNews,  a Policia Federal Vidigal é apontado como responsável pela gestão do Fundo Municipal de Saúde, de onde partiram pagamentos irregulares à empresa PAP Saúde Ambiental Eireli, administrado por Alex Parente, considerado um dos líderes do esquema. A investigação revelou também que Vidigal teria solicitado a Alex o pagamento de uma dívida pessoal de R$ 2.185,42, referente ao aluguel de um veículo, sem justificativa plausível além da proximidade do empresário com a prefeitura.

Além disso, o servidor Ailton Figueiredo Souza Júnior foi identificado como um dos braços operacionais do grupo em Lauro de Freitas. Com acesso irrestrito aos setores administrativos da prefeitura, Ailton influenciou diretamente na liberação de pagamentos, incluindo contratos fraudulentos vinculados ao Fundo Municipal de Saúde e à PAP Saúde Ambiental Eireli.

A operação também abrange contratos superfaturados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), envolvendo uma organização criminosa que atuava nas esferas municipais e federais. Estima-se que os valores envolvidos nos esquemas ultrapassem R$ 1 bilhão.

Compartilhar Post