SSP-BA atualiza Baralho do Crime com traficantes da Bahia
Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 08:09
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atualizou, neste sábado (21), o Baralho do Crime, ferramenta que reúne os criminosos mais procurados no estado. Entre os novos rostos incluídos estão traficantes de drogas e acusados de homicídios com atuação em Salvador e no interior da Bahia. Informações do portal ATarde.
9 de Copas: José Carlos Ferreira dos Santos – “Zói de Gato”
Apontado como líder de uma facção criminosa que opera nos bairros Cosme de Farias e Nordeste de Amaralina, em Salvador, José Carlos, conhecido como “Zói de Gato” ou “Olho de Gato”, possui cinco mandados de prisão. Ele foi alvo da Operação Duplo X, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, em junho deste ano.
Acusado de comandar o tráfico de drogas com extrema violência, José Carlos já cumpriu pena no Presídio de Lauro de Freitas e foi apontado como mandante da chacina que deixou seis mortos em Periperi, em 2014.
7 de Espadas: Kayky Borges Moura
No interior do estado, Kayky Borges Moura, estampando a carta 7 de Espadas, é procurado por dois mandados de prisão relacionados a homicídios no município de Itiúba.
3 de Paus: Cláudio Alves de Souza – “Noel”
Cláudio Alves, identificado como “Claus”, foi incluído na carta 3 de Paus por ser o mandante de um ataque violento contra sua ex-companheira. O crime foi motivado por ciúmes obsessivos, segundo o Ministério Público. A mulher foi atingida por uma garrafa com ácido, mas sobreviveu após receber ajuda de populares.
Além do ataque, um dos executores agiu para quitar uma dívida com Cláudio, que está foragido.
2 de Ouros: Clauemilson dos Santos
Por fim, a carta 2 de Ouros agora apresenta Claudemilson dos Santos, acusado de tentar matar sua ex-companheira em agosto de 2023, em um ataque dentro de uma unidade de saúde no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Após ferir um ex de raspão na cabeça, Claudemilson sofreu uma segunda vítima, acumulando dois crimes contra a vida.
O Baralho do Crime é amplamente utilizado pela SSP-BA como ferramenta de divulgação e engajamento social, incentivando a denúncia anônima que leve à captura dos criminosos mais perigosos do estado.