Morre Izquierdo, zagueiro que sofreu arritmia cardíaca durante jogo da Libertadores

Morre Izquierdo, zagueiro que sofreu arritmia cardíaca durante jogo da Libertadores

Morreu, nesta terça-feira (27), o jogador Juan Izquierdo, do Nacional-URU. O atleta estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última semana, após sofrer uma parada cardíaca durante um jogo no estádio Morumbis.

Em nota, o Nacional confirmou o falecimento do atleta. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Que descanse em paz, Juan, você estará conosco para sempre”, disse o clube.

Izquierdo, de 26 anos, deu entrada no hospital na noite do último dia 22 de agosto. Na ocasião, ele estava em campo contra o São Paulo, quando sofreu uma arritmia cardíaca e caiu no gramado. Ele foi prontamente atendido por uma equipe médica no estádio e levado ao hospital.

Atualizações médicas

No primeiro boletim médico, o clube uruguaio informou que Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e estava sendo mantido sedado, em observação. Depois da arritmia, ele teve uma parada cardíaca.

Quando o jogador chegou ao hospital, segundo o boletim, foram necessárias manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, e ele retornou “à circulação espontânea”.

Desde então, o jogador seguiu internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos”. No domingo (25), o boletim médico indicou piora no estado de saúde, com exames confirmando “progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana”.

Já na segunda (26), o boletim indicou que o estado neurológico do jogador era “crítico”. A consulesa do Uruguai, Marta Echarte, concedeu entrevista à Sport 890, rádio de Montevidéu, após contato com familiares, médicos do hospital e o presidente do Nacional. Segundo ela, a situação era “praticamente irreversível”.

Carreira de Izquierdo

Izquierdo atuava profissionalmente desde 2018, quando estreou pelo Cerro-URU. Na temporada seguinte, o zagueiro seguiu para o Peñarol, mas entrou em campo apenas em cinco jogos.

Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.

No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática. Ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.

O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.

Juan Izquierdo, jogador do Nacional do Uruguai, deixou dois filhos. O atleta era pai de uma menina de 2 anos e de um menino recém-nascido.

Há cerca de 11 dias antes de passar mal durante a partida, Juan Izquierdo acompanhou o nascimento do segundo filho. A esposa Selena, postou uma foto do atleta com o filho bebê no colo para pedir orações, após o marido passar mal em campo.

“Olá, sou Selena, esposa de Juanma. Por favor, rezem por ele, orem, enviem forças e boas energias. Juanma precisa de nós, sei que ele é muito querido e estamos todos ansiosos que passe este momento. Em casa sua filhinha, e seu filhinho, de 8 dias, estão em sua espera. Ele tem muito para viver. Por favor, rezem por ele”, publicou.

 

Compartilhar Post