Estudantes da UFBA denunciam atrasos no pagamento de auxílios e organizam manifestação

Estudantes da UFBA denunciam atrasos no pagamento de auxílios e organizam manifestação

Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão denunciando atrasos no pagamento dos auxílios de permanência estudantil, que os estudantes deveriam ser depositados até o 10º dia útil de cada mês. A demora já ultrapassou a primeira quinzena de janeiro, afetando diretamente o planejamento financeiro de muitos alunos.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), o crédito para os pagamentos foi empenhado no dia 13 de janeiro, mas os depósitos só deverão ocorrer a partir do dia 21. Enquanto aguardam, os estudantes relatam recorrer a empréstimos para despesas como aluguel, transporte e alimentação.

“Alguns tiveram que pegar empréstimos para continuar pagando contas. É muito triste”, revelou um estudante de Medicina Veterinária, que preferiu não se identificar. Outro aluno relatou casos de colegas que precisaram viajar sem pagar a passagem devido à falta de recursos.

A Proae informou que a liberação do crédito financeiro depende da Secretaria do Orçamento Federal do Ministério da Educação (SOF/MEC) e ocorre em dados pré-determinados, com os pagamentos previstos para esta semana.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), por sua vez, classificou a situação como “inadmissível” e convocou uma manifestação na Reitoria da UFBA para esta quinta-feira (23).

Compartilhar Post