Dez presos na Operação Overclean são custodiados em unidades prisionais da Bahia
Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 13:15
Os dez presos na Operação Overclean, realizada nesta terça-feira (10), já estão custodiados em unidades da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). Outros detidos serão transferidos para a Cadeia Pública e o Presídio Salvador, após passarem pelo Centro de Observação Penal.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, os custodiados têm recebido atendimento jurídico regular e acesso a itens básicos fornecidos pelas unidades prisionais, como kits de higiene, fardamento, colchões e refeições. A alimentação segue o padrão do sistema penitenciário, com café e pão no desjejum, além de almoço e jantar com arroz, feijão, salada, suco e proteínas como carne, frango ou ovo, conforme o dia.
A Operação Overclean investiga desvios de recursos que podem ultrapassar R$ 15 milhões. O esquema, segundo decisão judicial da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador, envolve fraudes em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), utilizando empresas fantasmas, superfaturamento e pagamento de propinas. Entre os alvos está Lucas Lobão, ex-coordenador do DNOCS, apontado como figura-chave do esquema.