Bolsonaro critica decisão do STF e celebra retorno do X ao Brasil
Publicado em 18 de setembro de 2024 às 18:10
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais, nesta quarta-feira (18), para comentar o retorno da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil, após o bloqueio determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no final de agosto. Em sua publicação, Bolsonaro destacou a pressão de seus apoiadores como crucial para que a rede social voltasse a funcionar em todo o território nacional. Ele afirmou que os esforços dos cidadãos “fazem as engrenagens circular na defesa da democracia no Brasil”.
“Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circular na defesa da democracia no Brasil. Desistir não é uma opção e os senhores é que alimentam um futuro próspero a nosso país. Nos últimos dias, os brasileiros testemunharam acontecimentos que lançaram ainda mais luz sobre os graves retrocessos à liberdade no Brasil”, escreveu o ex-presidente em sua conta no X.
Bolsonaro também criticou a decisão de Moraes, sem citá-lo nominalmente, classificando a medida como “censura prévia”, o que, segundo ele, seria uma prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais. “O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais”, escreveu.
Bolsonaro aproveitou a publicação para criticar outras decisões recentes de Moraes, mencionando o caso do jornal Folha de S.Paulo, impedido de publicar uma entrevista com Filipe Martins, e um incidente em que uma família foi incluída em um inquérito sob a acusação de “atentado à democracia” por uma discussão em um aeroporto.
O acesso ao X foi restabelecido para alguns usuários na manhã desta quarta-feira, embora o STF tenha informado que a liberação se deu por instabilidade técnica no bloqueio da plataforma e que investiga a situação.