Salvador é a terceira capital com mais favelas do Brasil e líder no Nordeste
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 11:48
A capital baiana possui extensão de 693,442 km², de acordo com o Censo 2022, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, mais de 41% desse território — acima dos 284 km² — é composto por favelas, o que coloca Salvador como a terceira capital brasileira com mais domicílios em áreas de comunidade e a primeira na região Nordeste.
Os dados constam no levantamento “Mapa da Desigualdade entre as Capitais”, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), no qual o BNewsteve acesso. Divulgado neste ano, o estudo conta com o apoio da União Europeia (UE) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e elenca as 26 capitais brasileiras por seu desempenho em uma série de tópicos.
Neste quesito, Salvador só perde para Manaus (AM) — que possui mais de 53% de sua cidade composta por favelas — e Belém (PA) — que ultrapassa os 55%. E se engana quem pensa que o Rio de Janeiro se destaca nesse recorte. A capital fluminense aparece “apenas” na décima posição no ranking geral de domicílios em favelas.