Hospital Ortopédico da Bahia adota abordagem integrada com equipe multidisciplinar

Hospital Ortopédico da Bahia adota abordagem integrada com equipe multidisciplinar

Desde sua apresentação em 4 de março deste ano, o hospital, localizado no bairro do Cabula, implementou uma estratégia que inclui uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e que opera em Salvador pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agora oferece um atendimento mais completo e integrado. O objetivo é atender às necessidades físicas e mentais dos pacientes, especialmente aquelas vítimas de acidentes de trânsito.

Acidentes relacionados a fatores como alta velocidade, distração ou uso de substâncias freqüentemente afetam não apenas o corpo, mas também a saúde mental, contribuindo para quadros de ansiedade, depressão, insônia e estresse pós-traumático. Para enfrentar esses desafios, a equipe de psicologia utiliza técnicas de relaxamento e verbalização, enquanto a psiquiatria oferece suporte integrado, incluindo a prescrição de medicamentos quando necessário.

Lucas Lago, médico psiquiatra da instituição, destaca a importância dessa abordagem: “No futuro, a depressão será a enfermidade mais incapacitante do país, afetando milhares de pessoas fora do mercado de trabalho. Por isso, é crucial atuar na raiz do problema para evitar que o quadro evolui e leve a disfunções no trabalho, na escola ou no meio familiar.”

Compartilhar Post