A proposta de concessão das rodovias federais BR-324 e BR-116, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta terça-feira (6), prevê tarifas de pedágio que podem superar os R$ 20. O valor máximo por quilômetro rodado foi elevado na nova modelagem, debatida em audiência pública realizada em Salvador.
Com investimentos estimados em R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, o projeto abrange 663 quilômetros das duas estradas. A proposta define tarifa-teto de R$ 0,16 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,21 em trechos duplicados — mais que o dobro dos valores atualmente praticados.
A concessão está prevista para começar em 2026. A empresa vencedora da licitação poderá apresentar um valor de pedágio inferior ao teto estipulado pela ANTT, conforme previsto no edital.
Atualmente, a BR-324 está sob administração da concessionária Via Bahia, cujo contrato termina no próximo dia 15 de maio, após acordo firmado com órgãos públicos. Durante o período de transição, a própria ANTT ficará responsável pela gestão das rodovias.
A próxima audiência pública sobre o novo modelo de concessão acontece nesta quinta-feira (8), em Vitória da Conquista. A última está marcada para terça-feira (13), em Brasília.