Operação apreende canetas de Mounjaro e Ozempic vendidas irregularmente em clínica particular na Bahia
Publicado em 21 de março de 2025 às 11:44
Uma operação deflagrada na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (20), resultou na apreensão de diversas canetas de Mounjaro e Ozempic, medicamentos usados para tratamento de diabetes tipo 2 e emagrecimento, em uma clínica particular. Segundo informações da Prefeitura do município, a ação aconteceu após uma denúncia de venda irregular de medicamentos na unidade.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF) encontraram grande quantidade dos medicamentos Mounjaro e Ozempic. De acordo com a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, a venda de medicamentos é privativa de farmácias, drogarias, postos de medicamentos, unidades volantes e dispensários de medicamentos.
A comercialização de Mounjaro dentro do mercado brasileiro é proibida, enquanto a importação só pode ser feita por pessoa física, mediante receita médica. Já a venda de Ozempic é liberada no país.
Os dois medicamentos têm como princípio ativo a semaglutida, substância que substitui a ação de um hormônio chamado GLP1, produzido naturalmente no intestino. Na prática, eles fazem com que a pessoa se sinta mais satisfeita, o que pode levar a uma redução de 30% a 40% do consumo de calorias, dependendo da dosagem.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maicon Mares, além das canetas, foram apreendidos medicamentos manipulados que também estavam sendo vendidos de forma irregular. A clínica, no entanto, não foi interditada.