Justiça decreta prisão de Dona Maria, chefe do tráfico na Bahia
Publicado em 27 de março de 2025 às 17:51
Jasiane Silva Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, uma das maiores líderes do tráfico de drogas e armas na Bahia, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça nesta quarta-feira (26). O pedido foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e aceito pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador.
A decisão determina a transferência de Dona Maria para a Bahia, onde ela responderá por crimes como lavagem de dinheiro, homicídio e tráfico internacional de drogas. Investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a traficante já integrava o “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Dona Maria assumiu o comando da facção “Bonde do Neguinho” após a morte de seu companheiro, Bruno Pezão. Aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), ela coordenava o envio de drogas e armamentos pesados, incluindo fuzis e granadas, para diversos estados e até para o exterior.
As investigações revelam que a criminosa utilizava métodos sofisticados para movimentar sua rede, como transporte por aeronaves e um esquema complexo de lavagem de dinheiro. O Relatório de Inteligência Financeira (RIF) apontou uma “significativa discrepância” entre seus rendimentos declarados e as transações bancárias identificadas, evidenciando um esquema de ocultação de capitais em contas de terceiros.