Justiça decreta prisão de Dona Maria, chefe do tráfico na Bahia

Justiça decreta prisão de Dona Maria, chefe do tráfico na Bahia

Jasiane Silva Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, uma das maiores líderes do tráfico de drogas e armas na Bahia, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça nesta quarta-feira (26). O pedido foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e aceito pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador.

A decisão determina a transferência de Dona Maria para a Bahia, onde ela responderá por crimes como lavagem de dinheiro, homicídio e tráfico internacional de drogas. Investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a traficante já integrava o “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Dona Maria assumiu o comando da facção “Bonde do Neguinho” após a morte de seu companheiro, Bruno Pezão. Aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), ela coordenava o envio de drogas e armamentos pesados, incluindo fuzis e granadas, para diversos estados e até para o exterior.

As investigações revelam que a criminosa utilizava métodos sofisticados para movimentar sua rede, como transporte por aeronaves e um esquema complexo de lavagem de dinheiro. O Relatório de Inteligência Financeira (RIF) apontou uma “significativa discrepância” entre seus rendimentos declarados e as transações bancárias identificadas, evidenciando um esquema de ocultação de capitais em contas de terceiros.

 

Compartilhar Post