Além de diretora, outros gestores do Presídio de Eunápolis são afastados
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 12:27
Além da diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, a Justiça, por meio da 1ª Vara Criminal daquela cidade, determinou o afastamento do diretor-adjunto e do coordenador de segurança da unidade prisional, respectivamente Elton Deolino Rocha e Wellington Oliveira Sousa.
A determinação, assinada pelo juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho, foi tomada após a fuga de 16 presos da unidade prisional, sendo todos eles integrantes da facção autodenominada Primeiro Comando de Eunápolis. Entre os fugitivos, destaca-se o líder do bando, Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”.
Ainda na decisão, o juiz deixa claro que além de se afastarem o cargo, o trio está proibido de entrar no “Conjunto Penal de Eunápolis até ulterior deliberação”. No documento, o magistrado também abre espaço para uma resposta dos citados: “Notifiquem-se para o cumprimento da decisão, como também para, querendo, apresentar resposta, no prazo de quinze dias úteis”.
O grupo foi resgatado por comparsas na noite da última quinta-feira (12). Para viabilizar a fuga, os criminosos invadiram o presídio fortemente armados e chegaram a trocar tiros com os agentes de segurança. Vale lembrar que somadas as fugas da unidade prisional, desde 2021, já foram 36 detentos que conseguiram escapar do presídio.