Oito toneladas de drogas apreendidas em operação da PF contra tráfico internacional são incineradas na Bahia

Oito toneladas de drogas apreendidas em operação da PF contra tráfico internacional são incineradas na Bahia

A Polícia Federal incinerou, nesta quarta-feira (6), oito toneladas de pó de Mimosa Hostilis, planta popularmente conhecida como “jurema negra”, que contém uma substância alucinógena. O procedimento foi realizado em Salvador e o entorpecente foi apreendido durante a Operação Roots, realizada no dia 10 de outubro, para combater o tráfico internacional de drogas.

A ação resultou em duas prisões e cumpriu mandados em Conceição do Coité, na Bahia, de Navegantes, em Santa Catarina, e Buri, em São Paulo.

A “jurema negra” é bastante comum no semiárido brasileiro. Segundo a PF, o pó de Mimosa Hostilis contém dimetiltriptamina (DMT) é conhecido como a “molécula do espírito”, que é o princípio ativo da ayahuasca. O DMT é obtido pela trituração da casca da planta e possui efeito psicodélico.

Os investigados encaminhavam a droga para países como Bulgária, Canadá e Argentina, através de contêineres e Correios. Eles seguem presos.

A incineração foi autorizada pela Justiça Federal em Feira de Santana, município a cerca de 100 km de Salvador. A operação envolveu a colaboração de oito policiais federais e de equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/PM/BA), além de caminhões para o transporte do material apreendido.

Compartilhar Post