Terceiro e último dia do Seminário Economia Audiovisual projeta metas para 2025-2034
Publicado em 31 de outubro de 2024 às 11:54
O terceiro e último dia do Seminário Economia Audiovisual e Interseccionalidades, realizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, reuniu nomes de peso para abordar as novas tendências do setor e os desafios para a construção de um audiovisual brasileiro mais acessível, sustentável e interseccional. A iniciativa integra o processo de formulação do Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do Audiovisual Brasileiro, que definirá as políticas para o setor no período de 2025 a 2034.
O secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República, Renato Simões, e a cineasta e professora de cinema, Ana Paula Sousa, fizeram uma reflexão antes dos debates.
“O que queremos é construir uma política pública que reflita o rosto do povo brasileiro. E é nos territórios, onde as pessoas constroem suas identidades, que essa participação se torna viva e essencial para que a política pública seja moldada pelas necessidades reais da população”, pontuou Renato, destacando o papel da participação social na elaboração do PDM e da cultura brasileira como um todo.
Ana Paula Sousa trouxe à discussão o desafio de equilibrar as políticas públicas com as demandas de mercado em um cenário cada vez mais competitivo. Ela destacou que, apesar dos esforços para aumentar o alcance do cinema brasileiro, o público ainda enfrenta barreiras como o alto preço dos ingressos e a falta de tempo.
“Hoje, as pessoas estão consumindo conteúdo audiovisual no metrô, no celular, de formas muito fragmentadas, e é isso que temos que observar”, disse. A cineasta também apontou que a regulação do setor não pode, sozinha, transformar os gostos do público, mas pode fornecer maior visibilidade ao conteúdo brasileiro.