Governo da Bahia autoriza desapropriação para avanço das obras do VLT do Subúrbio

Governo da Bahia autoriza desapropriação para avanço das obras do VLT do Subúrbio

Uma área de 366.573 metros quadrados, localizada entre o Hospital do Subúrbio e a Avenida 29 de Março, teve a desapropriação autorizada nesta quinta-feira (10), por decreto do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, visa facilitar a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, um projeto que promete beneficiar Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS).

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foi incumbida de realizar os procedimentos administrativos e judiciais, se necessário, para efetivar a desapropriação com urgência. O decreto também prevê o pagamento de indenizações com recursos disponíveis para o projeto.

A área corresponde ao segundo trecho do VLT, que abrange os bairros de Paripe, Subúrbio e Águas Claras. O novo modal de transporte terá aproximadamente 37 km de extensão, com 34 paradas, e será integrado ao sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em pontos como Águas Claras e Bairro da Paz. O projeto será dividido em três trechos:

Trecho 1: Ilha de São João – Calçada (16,66 km);

Trecho 2: Paripe – Águas Claras (9,20 km);

Trecho 3: Águas Claras – Piatã (10,52 km).

O início das obras foi autorizado para junho de 2024, e em julho, o governo já adquiriu equipamentos elétricos e 40 trens em parceria com o Governo do Mato Grosso. A expectativa é que o VLT melhore significativamente a mobilidade urbana na região, oferecendo uma alternativa sustentável de transporte.

 

 

Compartilhar Post