Surto de febre Oropouche em 2024 é causado por nova linhagem viral, aponta estudo da Fiocruz

Surto de febre Oropouche em 2024 é causado por nova linhagem viral, aponta estudo da Fiocruz

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o surto de febre Oropouche em 2024 foi desencadeado por uma nova linhagem viral, chamada OROV BR-2015-2024, originada na Região Amazônica. O estudo, publicado pela Nature Medicine , parceria que uma nova cepa surgiu de um rearranjo genético entre vírus do Brasil e de países vizinhos e começou a se transportar silenciosamente desde 2010.

Em 2024, a febre Oropouche se concentrou rapidamente, resultando em mais de 6 mil infecções e, pela primeira vez, registrando mortes, com a Bahia contabilizando os primeiros óbitos. Transmitida principalmente pelo mosquito maruim, a doença apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dores no corpo e erupções aparentes, mas ainda não tem tratamento específico.

O estudo também sugere que fatores como as mudanças climáticas e o desmatamento podem ter contribuído para a nutrição do surto. Além disso, os pesquisadores alertam que a nova linhagem pode escapar da imunidade de infecções anteriores, o que aumenta as preocupações sobre novas epidemias.

Compartilhar Post