Policiais são afastados após morte de adolescente durante “brincadeira de assalto”
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 17:50
Os policiais envolvidos na morte de Mateus dos Santos Souza, um adolescente de 14 anos baleado durante uma simulação de assalto em Feira de Santana, foram afastados das atividades. O incidente ocorreu na última sexta-feira (6).
Mateus estava na garupa de uma moto durante a “brincadeira de assalto” com amigos na rua. Uma guarnição policial que passava pelo local identificou a situação como uma ameaça real e disparou contra Mateus e o piloto da moto, um homem de 33 anos. O piloto foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enquanto Mateus morreu no local.
Em nota oficial, a corporação expressou solidariedade com os familiares da vítima e anunciou o afastamento dos policiais envolvidos.
A nota do Comando de Policiamento Regional Leste explica que, durante rondas no bairro do Papagaio, em Feira de Santana, a guarnição da Rondesp Leste viu dois indivíduos em uma motocicleta trafegando na contramão e em atitude suspeita. Quando se aproximaram, os ocupantes da moto anunciaram um assalto a dois jovens que estavam com uniformes escolares. Ao reagirem, os suspeitos sacaram um objeto da cintura e apontaram na direção dos jovens, levando os policiais a efetuarem disparos de arma de fogo, conforme os procedimentos operacionais padrão.
Um dos suspeitos fugiu, sendo localizado mais tarde na UPA da Mangabeira e transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O outro foi socorrido e levado ao Hospital Emec, onde passou por cirurgia. Todas as medidas necessárias foram adotadas para garantir o atendimento médico adequado.