Polêmica! Prefeito diz que ter filho autista é “infelicidade” e causa revolta
Publicado em 10 de julho de 2024 às 18:50
O prefeito de Pombal, na Paraíba, Dr. Verissimo (Republicanos), classificou como “infelicidade” pais que possuem filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração do chefe do Executivo Municipal, feita na terça-feira (9), repercutiu de forma negativa e o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) emitiu uma nota de repúdio.
Em nota, o MOAB afirmou que a fala do prefeito “é profundamente ofensiva, capacitista e demonstra um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O órgão exige ainda uma retratação pública de Dr. Verissimo após o episódio. As informações são do BNews.
“Declarações como a do Prefeito Dr. Verissinho reforçam estigmas e preconceitos que lutamos diariamente para combater. Essas falas vão de encontro aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que asseguram a dignidade, igualdade e inclusão das pessoas com deficiência”, destaca o MOAB no comunicado.