Deputado bolsonarista compara nordestinos a galinhas; assista
Publicado em 10 de junho de 2024 às 10:37
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) comparou a população da região Nordeste com galinhas, após afirmar que eles se contentam com “migalhas”. A declaração foi dada no dia 24 de maio, mas viralizou apenas neste fim de semana.
Gayer é pré-candidato à prefeitura de Goiânia, capital do estado de Goiás. Durante evento, ele contou uma parábola sobre Josef Stalin, onde utiliza a morte de uma galinha para explicar o que era o socialismo.
Na narrativa, Stalin pega a ave com a finalidade de matá-la. Ele ganha a confiança dela dando migalhas, além de pegá-la no colo e fazendo caricias, mas, sem piedade, depena o animal.
“Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada”, disse o deputado se referindo a Nordeste.
A declaração foi dada durante o evento que discute os impactos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE).
Em junho de 2023, Gayer causou polêmica ao associar ditaduras em países africanos à suposta “falta de capacidade cognitiva” da população, declarando que o “Brasil está emburrecido” e seguindo o caminho das nações africanas. Em um podcast, Gayer afirmou que o QI na África é de 72, comparando-o ao de macacos, e argumentou que a democracia não prospera na região
Assista:
DENÚNCIA: o deputado bolsonarista Gustavo Gayer COMPAROU OS NORDESTINOS COM GALINHAS DEPENADAS que votam em troca de migalhas. A fala faz uma analogia com uma Fake News de que Stalin depenada galinhas, mas que elas o seguiam pelas migalhas. Ele ainda relacionou o índice de… pic.twitter.com/Ltsxq4dD2C
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) June 9, 2024