MP-BA solicita manifestação de Claudia Leitte sobre troca de nome de orixá em música
Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 19:35
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu um prazo de 15 dias para que a cantora Claudia Leitte se pronunciasse sobre a polêmica troca do nome de um orixá em uma música, evento que ocorreu durante apresentações em diversos estados. O órgão instalou um inquérito para investigar um possível caso de racismo religioso.
O MP-BA agendou uma audiência pública para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do Ministério Público, em Salvador. Durante o processo, os compositores da música “Caranguejo” também serão ouvidos.
Em coletiva antes de uma apresentação no Festival Virada Salvador, Claudia Leitte comentou o incidente, ressaltando que o racismo é um tema sério, mas sem se referir diretamente ao caso. A cantora decidiu não cantar a música polêmica durante o evento.
O MP-BA, por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, abriu o inquérito após a denúncia feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). O procedimento visa analisar possíveis danos culturais e violação dos direitos das comunidades religiosas de matriz africana, além de possíveis implicações criminais.