Buscas por jovem soterrado em Saramandaia mobilizam mais de 100 pessoas
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 10:58
Um efetivo de 64 bombeiros e mais 50 moradores voluntários trabalha em conjunto nesta quinta-feira (28) para retirar os escombros e o barro nas buscas por Paulo Andrade, de 18 anos, soterrado após o desabamento no bairro de Saramandaia, em Salvador, na quarta-feira (27). Outras três vítimas foram resgatadas e uma pessoa morreu.
O desabamento deixou pelo menos 10 casas debaixo de terra na região e soterrou, além de Paulo, mais três pessoas que foram resgatadas. Por conta do grande volume de terra e da urgência para resgatar Paulo, o tenente-coronel Aloisio Fernandes, comandante da operação no local, relata que o número de bombeiros chegou a superar a casa da centena.
“Nesse momento de rotação, quando as equipes estão sendo trocadas, a gente tem 64 bombeiros, mas ontem nós trabalhamos aqui com 112 bombeiros durante o dia e ao longo da noite. Ao longo do dia, a gente pode aumentar o quadro, mas é um trabalho delicado e uma área confinada. Então, a gente atua com um número restrito”, fala Aloisio.
Vinte e quatro horas após o desaparecimento do jovem, o cuidado se dá para que não aconteça um novo desabamento com a circulação de muitas pessoas nas imediações. A todo instante, entretanto, bombeiros retiram os escombros e tentam se aproximar de Paulo. Há também um revezamento com os voluntários que, orientados pela equipe de bombeiros, também retiram lama para que as buscas não parem.