Influenciadores mirins promovem marketing de afiliados com promessas de altos lucros
Publicado em 25 de novembro de 2024 às 14:50
Uma reportagem do portal G1, publicada neste sábado (23), revelou como influenciadores mirins têm utilizado redes sociais como Instagram e TikTok para atrair crianças e adolescentes ao mercado de marketing de afiliados, promovendo a venda de cursos em plataformas como Kiwify e Cakto.
Esses jovens ostentam ganhos de até R$ 100 mil com as vendas e, como reconhecimento, recebem brindes que incluem espumantes – bebida alcoólica proibida para menores no Brasil. O g1 identificou ao menos 33 perfis exibindo esse tipo de conteúdo e monitorou as atividades por três meses.
Em postagens, crianças celebram o envio de kits que incluem a bebida alcoólica. Um exemplo é o de uma influenciadora mirim com 457 mil seguidores que exibiu uma cesta enviada pela Kiwify. O CEO da Cakto, Caio Martins, chegou a comentar na publicação: “Só não pode beber esse Chandon kkkkkkk”.
- Cakto: Afirmou que “os cadastros são realizados exclusivamente por maiores de idade e vinculados a responsáveis legais”.
- Kiwify: Alegou que o envio dos brindes aos menores ocorreu por engano e prometeu revisar suas operações para evitar novas ocorrências. Também informou que as contas dos menores estão sendo bloqueadas preventivamente para investigação.
O TikTok confirmou ter derrubado os vídeos relacionados em agosto. Já a Meta, responsável pelo Instagram, não se posicionou sobre o caso.
A prática levanta questões éticas e legais sobre a exposição e o envolvimento de menores em práticas comerciais e publicitárias nas redes.